Pente fino do INSS cancela 80% dos auxílios-doença já avaliados

Pente fino do INSS cancela 80% dos auxílios-doença já avaliados

Até agora, foram analisados 5 mil benefícios de um total de 1,6 milhão

BRASÍLIA – O governo cancelou 80% dos benefícios analisados no primeiro mês da operação pente-fino em auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos pelo INSS. Segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS (ANMP), os 20% dos casos que estavam de acordo com as normas foram transformados em aposentadoria por invalidez.

Iniciada em setembro, a operação está realizando uma revisão de benefícios concedidos que estavam há mais de dois anos sem passar por perícia. Estão nessa situação 530 mil pessoas que recebem auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez. Segundo a ANMP, só foram analisados até agora 5.000 casos de auxílio-doença.

A principal constatação é que metade dos segurados que passaram pela revisão estavam trabalhando e contribuindo com a Previdência, o que não é permitido. A análise também detectou que 20% dos envolvidos nunca contribuíram com a Previdência ou não atingiram o número mínimo de contribuições necessário para ter direito ao benefício.

Fonte: O GLOBO

1 Comment

  • lenagregorcic

    When I grow up, I want to have my own truck!

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *