Dicas para abrir uma empresa

Não ter mais patrão e abrir o próprio empreendimento é um pensamento bastante recorrente entre os brasileiros. Muitos tiram essa ideia do papel e conseguem finalmente pôr o sonho em prática. O que ocorre, porém, é que apesar das boas intenções e da iniciativa, a falta de planejamento, em boa quantidade dos casos, acaba deixando esses empreendedores reféns de um novo chefe: os bancos.

Os números de fechamentos prematuros de empresas poderiam ser bem menores se os empresários tomassem certas precauções antes mesmo da inauguração. Por isso, fizemos uma lista de coisas que todo o empreendedor deve levar em consideração na hora de montar o negócio.

Pense na viabilidade da ideia

Um produto revolucionário que promete aquecer uma casa em poucos segundos pode ser um sucesso no sul do país, mas certamente será um fracasso no nordeste. Antes de investir, o empreendedor deve fazer um rigoroso estudo do mercado. Além de identificar os futuros clientes e suas necessidades, apresentando soluções reais para elas, o empresário deve conhecer os serviços e preços praticados pela concorrência. Dessa forma, ele será capaz de desenvolver seu diferencial para se destacar no mercado.

Muitas vezes, o empreendedorismo é um caminho desconhecido e, em um primeiro momento, pode parecer uma aventura complicada. Porém, com informação, planejamento e dedicação, é possível entrar no caminho certo sem dores de cabeça.

Por que as Empresas Quebram?

Você pode até perguntar: Altair, por que estamos falando de fechamento de empresa se o tema desse artigo é o processo de abrir empresa? Infelizmente no Brasil ainda mais de 50% das empresas quebram em 4 anos, e parte desses fechamentos, são motivados pela falta de planejamento inicial. É por isso, que falamos no tema ainda no processo de abertura da sua empresa.

1 – Falta de Planejamento Inicial

Nós sabemos que muitos acabam abrindo empresa por impulso ou por necessidade sem o devido planejamento inicial. Essa falta de planejamento é um dos pilares da mortalidade das empresas no Brasil. Atuar em um segmento que você não conhece bem os assuntos relevantes do seu publico alvo, é como entrar em uma selva sem um guia e sem uma arma para se defender, o risco de se perder no caminho ou morrer por ataque de um animal selvagem é muito grande. Agora se buscar ajuda de quem conhece aquele local e se preparar para eventuais ataques, mesmo correndo riscos, a chance de sair algo errado é bem menor. Essa analogia ficar clara e exemplifica porque as empresas precisam sim de um planejamento inicial. Quando falo de planejamento inicial para abrir a empresa, não falo de um complexo plano de negócios, mas falo de planejar no mínimo questões vitais como o capital de giro de necessário, estratégias de captação de clientes e relacionamento com seus futuros clientes.

2 – Falta de Gestão Empresarial Eficiente

Um das coisas que ao abrir a empresa o empreender precisa pensar é como ele vai gerir o seu negócio. Pensar que em uma empresa já estruturada, nós temos vários setores que convergem para o resultado final da empresa. Setores como Contabilidade, Finanças, RH, Expedição, Compras, Vendas, Pós Venda, Marketing e por aí vai.. Agora vamos voltar e pensar em você. Será que você está preparado (a) para exercer todas essas funções? Quando pensamos em prestadores de serviços, isso é mais preocupante, pois normalmente temos mais pessoas focadas na execução técnica do que em gestão. Isso acontece muito com Contadores, Médicos, Advogados, Psicólogos, entre outras profissões que a base é o conhecimento técnico. E por isso, algumas pessoas não conseguem gerir sua empresa e acabam quebrando. Nós até gravamos um série de vídeos sobre os Gargalos que impedem sua empresa de crescer e um deles, pode ser você. Veja abaixo.